Membros Atuais do Polissol

Laboratório de Polímeros e Surfactantes da UFSC

 

Atuais membros do Polissol

Edson Minatti

Professor e pesquisador do Departamento de Química da UFSC desde 2004, Edson Minatti é o líder do grupo POLISSOL.
Bacharel em química (UFSC, 1992) e doutor em química (UFSC/Tulane, 1999), o professor Edson Minatti possui vasta experiência em estudos de interações entre polímeros e surfactantes.

Em seu doutorado na Tulane University, sob supervisão do Dr. Wayne Reed, o professor Edson Minatti foi introduzido a técnicas de espalhamento de luz estático e dinâmico, que lhe possibilitaram trabalhar como pesquisador visitante (Poste Rouge - CNRS) no grupo de físico-química do LCPO (Bordeaux-Fr, 2001/02) junto com o Dr. Redouane Borsali — um especialista em técnicas de espalhamento de luz e físico-química de macromoléculas.

Em 2003 assumiu um pós-doutorado com o Dr. Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da EMBRAPA-CNPDIA, no grupo de nanossensores gustativos. Já sob supervisão do Dr. Redouane Borsali, realizou dois estágios pós-doutorais no grupo de físico-química de glicopolímeros do CERMAV (Grenoble-Fr): em 2010/11 pelo projeto CAPES-COFECUB e em 2016/17 pelo projeto MACEO.

O professor Edson Minatti também é o editor da revista Canal Fala Química, o maior serviço de divulgação e difusão da química no Brasil.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0764066976748958

 


Ismael Casagrande Bellettini

Professor e pesquisador da UFSC Campus Blumenau desde 2014, Ismael Bellettini é bacharel (2006), licenciado (2010), mestre (2009) e doutor em química (2012) pela UFSC.

O professor Ismael Bellettini realizou estádio pós-doutoral pela UEM (2012/14), sob supervisão do professor Dr. Edvani Curti Muniz em colaboração com o professor Dr. Edson Minatti (UFSC) e o Dr. Redouane Borsali (CERMAV, Grenoble-Fr).

Com experiência em estudos de morfologia e dinâmica de agregados entre polímeros e surfactantes, é um dos líderes do "Grupo de Estudos em Físico-Química Inorgânica" no Campus Blumenau, além de já ter sido coordenador do Curso de Licenciatura em Química e Vice Diretor do Campus de Blumenau - UFSC.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3051183459850022

 


Andrés Felipe Chamorro Rengifo

Graduado Tecnologia Química (2010) e em Química (2014) pela Universidad Del Valle, na Colombia, e mestre em agroquímica (UFV, 2015), Andrés Chamorro atualmente é bolsista de doutorado do CNPq pelo programa de Pós-Graduação em Química na UFSC sob orientação do professor Dr. Edson Minatti e co-orientação do professor Dr. Alexandre Parize.

Estuda a modificação da quitosana pela inserção de grupos carboxílicos e alquílicos, conferido-lhe caráter anfifílico que permite a formação de vesículas (polymersomes) por meio da auto-organização em solução aquosa. O estudo da interação desses sistemas coloidais com surfactantes agindo como agentes estabilizadores, viabiliza sua aplicação como carregadores de fármacos, corantes, entre outros.

Ainda, Andrés Chamorro possui treinamento em microscopia eletrônica de transmissão (MET) e experiência em microcalorimetria de titulação isotérmica.

 


Figura. (a) MET  das vesículas de quitosana anfifílica com surfactante e (b) histograma de distribuição
de tamanho dado por DLS e (inserção) Rh em função da concentração de surfactante.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2875784857829631

 


Juliana Priscila Dreyer

Bacharel química (UFSC, 2013) e mestre em  química (UFSC, 2015),  Juliana Dreyer atualmente é bolsista de doutorado do CNPq pelo programa de Pós-Graduação em Química na UFSC sob orientação do professor Dr. Edson Minatti e co-orientação do professor Dr. Ismael Bellettini.

Atualmente trabalha com nanofibras poliméricas produzidas através da técnica de eletrofiação (electrospinning), onde os materiais produzidos visam a utilização em tratamentos médicos e odontológicos; portanto polímeros atóxicos, biocompatíveis e mucoadesivos — polissacarídeos derivados de organismos aquáticos e polímeros de origem animal — são o foco do seu trabalho, sendo que modificações nas cadeias poliméricas e incorporação de aditivos terapêuticos são estudados para melhorar o processo de eletrofiação e aumentar a atividade biológica das nanofibras produzidas. Outro foco do seu trabalho de pesquisa é a adição de sondas (cromóforas ou fluorocrômicas) nas nanofibras e cadeias poliméricas para a produção de membranas quimiossensoras e quimiodosímetras.

Ainda, Juliana Dreyer possui treinamento em microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia confocal, experiência em espectrometria de fluorescência e com o uso do software de distribuição gratuita ImageJ.

 


Figura. MEV de nanofibras de PAA de alta massa molar produzidas por electrospinning (esquerda) e
micrografia confocal da sobreposição da fluorescência das nanofibras de acetato de celulose
com 4-[4-(N,N – dimetilamino)estéril] – N – metilpiridínio (direita).

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/6162235271560590

 


 

Sheila Regina Leite

Licenciada em química (UFSC, 2015), atualmente Sheila Leite é aluna de mestrado pelo programa de Pós-Graduação em Química na UFSC sob orientação do professor Dr. Edson Minatti. Seu estudo consiste na obtenção de nanofibras de acetato de celulose modificado com moléculas cromóforas permitindo sua aplicação para a detecção de íons.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/1089918493772387