Instrumentação e Infraestrutura

Laboratório de Polímeros e Surfactantes

Electrospinner

Professional Electrospinner Yflow, modelo 2.0S-500, possuindo sistema de injeção com o uso de seringa; vazão de bomba controlada automaticamente com fluxo positivo e uma câmera CCD (charge-coupled device) com sensor de imagem 1/3” color sharp high sensitivity CCD - 0,1 Lux, equipada com duas lentes (uma de 40 mm e uma de 20 mm), que permite a visualização em alta resolução da ponta do injetor.

O equipamento possibilita a aplicação de voltagem que pode variar de 0 à 30 kV no injetor e de 0 à -30 kV no coletor.

O equipamento é capaz de produzir fibras com tamanhos nano e de alguns poucos micrômetros;  alta porosidade; elevada área superficial e alta permeabilidade gasosa. 

Espectrofluorímetro

Espectrofluorímetro Hitach, modelo F4500, equipado com um suporte de célula termostatizado que possibilita a realização de análises em temperaturas de até 80 °C.

A técnica de fluorescência permite monitorar a polaridade do ambiente no qual se encontra a molécula fluorescente; determinar a concentração micelar critica (cmc) para surfactantes em água; a concentração de agregação crítica (cac) de complexos polímero-surfactante e o número de agregação (N) de micelas de surfactantes e de complexos de polímero-surfactante.


Espectrofotômetro UV/Vis

Espectrofotômetro ultravioleta/visível Agilent, modelo Cary 60 UV-Vis, composto por um feixe duplo e um monocromador Cherny-Turner.

O equipamento opera na faixa de comprimento de onda de 190-1100 nm e com taxa de varredura de até 24.000 nm/min.

O equipamento é capaz de analisar moléculas em solução, filmes e sólidos, além de acompanhar a cinética de reações químicas em solução.

Os espectros obtidos — que podem compreender as regiões ultravioleta, visível e infravermelho próximo do espectro eletromagnético — fornecem informações a respeito da estrutura eletrônica das moléculas.


Multicorrelador/Goniômetro de espalhamento de luz dinâmico e estático

Goniômetro compacto ALV, modelo GCS-3, com faixa de detecção de 17° a 150°, resolução angular de 0,025°, equipado com laser de 22 mV Ne/Ar linearmente polarizado (λ = 632,8 nm) e com um multicorrelador τ digital ALV-7004 com tempo de amostragem inicial de 25 ns. 

O equipamento permite medir a intensidade de luz espalhada I(q) e I(q, t) em soluções ou suspensões aquosas. A partir destes dados é possível se obter informações sobre a FORMA dos objetos espalhadores, como massa molar, raio de giração (Rg) e raio hidrodinâmico (Rh) e sobre a estrutura da solução/dispersão espalhadora, como distância interpartículas, difusão das partículas, transição sol-gel, entre outros.


Tensiômetro

Tensiômetro KRUSS GMBH, modelo K8, com escala de divisão de 0,1 mN/m equipado com um anel de Pt-Ir-20.

O equipamento possui frasco termostatizado que possibilita a realização de análises em temperaturas de até 80 °C.

O método do anel de du Noüy permite medir a tensão superficial de uma interface líquido-ar e a tensão interfacial de uma interface líquido-líquido. Ainda, esta técnica permite determinar a cmc, a cac e ponto de saturação do polímero (psp).