Antigos membros do Polissol

Antigos membros do Polissol

Alexandre Gonçalves Dal-Bó

Bacharel (2004), licenciado (2006), assestre (2007) e doutor (2011) em Química pela UFSC, desde 2012 Alexandre é professor e pesquisador na Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Durante o mestrado realizado no Polissol, sob orientação do professor Dr. Edson Minatti, estudou a interação do polímero etil(hidroxietil) celulose (EHEC) com diferentes surfactantes através de estudos físico-químicos, como tensão superficial, condutividade elétrica e espectroscopia de fluorescência, para a determinação dos parâmetros de associação (i) concentração micelar crítica (cmc); (ii) concentração de agregação crítica (cac) e (iii) ponto de saturação do polímero (psp).

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/6899039917978179

 


Arlindo Cristiano Felippe

Bacharel (2004), mestre (2006) e doutor (2011) em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, desde 2010 Arlindo é professor e pesquisador na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó.

Membro do Polissol como aluno de mestrado e doutorado sob orientação do professor Dr. Edson Minatti, desenvolveu pesquisas na área de auto-associação de macromoléculas e surfactantes em solução. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas ao monitoramento da qualidade da água de abastecimento, de águas naturais e residuárias na região oeste de Santa Catarina.

Durante o mestrado estudou a interação do polímero poli(óxido de etileno) (PEO) com surfactantes na presença e ausência de sal. Também investigou a formação de micelas mistas do sal de bílis (colato de sódio) com surfactante na ausência e presença de PEO. Os estudos físico-químicos, como tensão superficial, condutividade elétrica e espectroscopia de fluorescência, para a determinação dos parâmetros de associação (i) cmc e (ii) psp.

Seu doutorado consistiu no estudo da formação de complexos supramoleculares em solução aquosa pela associação do polímero neutro hidrossolúvel poli(óxido de etileno) (PEO) e do polieletrólito poli(etilenoimina) (PEI) com misturas do biossurfactante colato de sódio (NaC) com o surfactante aniônico dodecil sulfato de sódio (SDS). Foram utilizadas técnicas de condutivimetria, tensiometria, fluorimetria, espalhamento de raios-X a baixos ângulos (SAXS) e medidas de pH. Ainda, parâmetros de associação como cmc, cac e psp, além da morfologia dos complexos supramoleculares foram determinados.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/1651956623306089

 


Gilmar Hanck da Silva

Graduado em Farmácia (2011) pela Unisul e mestre em química (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, atualmente Gilmar é Gerente de Garantia da Qualidade na empresa TAUENS Farmacêutica, em Tubarão. 

Durante o mestrado realizado no Polissol, sob orientação do professor Dr. Edson Minatti, sintetizou e caracterizou três derivados de quitosana que posteriormente foram utilizados para decorar vesículas produzidas a partir da auto-associação de um copolímero em bloco visando a encapsulação do fármaco minoxidil. Para a caracterização das vesículas obritidas, usou técnicas de espalhamento de luz dinâmico (DLS), microscopia eletrônica de transmissão (TEM), potencial zeta (𝛇), eletroforese capilar (CE) e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS).

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0376389529708926

 


Jefferson Rotta

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (2008) e doutor em química (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente trabalhando na companhia latino-americana de medicamento CLAMED, Jefferson realizou seu doutorado no Polissol, sob orientação do professor Dr. Edson Minatti.

Em sua tese, realizada com périodo sanduiche na Université Montpellier 2 sob orientação do Dr. Jean Jacques Robin, descreveu a síntese e a caracterização físico-química de uma nova série de copolímeros anfifílicos, sintetizados a partir de compostos de origem natural, o acrilato de carbonato de glicerol (GCA), com diferentes ácidos graxos. O estudo da auto-associação em solução aquosa dos copolímeros sintetizados foi realizado através das técnicas de espectroscopia de fluorescência, cromatografia de exclusão por tamanho (SEC), RMN, FTIR, MS, TEM, AFM, DLS e SLS.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/3157442301615893

 


João Paulo van Tol Amaral Guerra

Bacharel (2008), licenciado (2009), mestre (2011) e doutor (2016) em Química pela UFSC, João Paulo realizou seu mestrado no Polissol, sob orientação do professor Dr. Edson Minatti.

Estudou as interações entre o poliânion xantana (XT), o policátion polietilenoimina (PEI) e o surfactante aniônico n-dodecil sulfato de sódio (SDS), além das interações envolvendo derivados anfifílicos de ambos os polímeros (XTm e PEIm). Dentre as medidas físico-químicas utilizadas em seu trabalho de mestrado estão: potencial Zeta, condutividade elétrica, espectroscopia de fluorescência e espalhamento de luz estático.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/5202731072912557

 


Klaiani Bez Fontana

Bacharel (2007) e mestre (2010) em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, atualmente Klaiani é bolsista de apoio técnico em projeto da Fundação Araucária/Sanepar na UTFPR.

Sob orientação do professor Dr. Edson Minatti, sua dissertação de mestrado consistiu na avaliação da influência da modificação hidrofóbica do poli(etilenoimina) (PEI) sobre a estabilização de emulsões óleo em água. Foram utilizadas técnicas de TEM e Cryo-TEM, DLS, SLS, 𝛇, espectroscopia de fluorescência e condutividade.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/9317342907243525

 


Leandro Guarezi Nandi

Bacharel em química tecnológica (2008), mestre (2011) e doutor (2015) em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, atualmente Leandro é responsável técnico pela Central de Análises do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC.

Membro do Polissol como aluno de iniciação científica, mestrado (ambos sob orientação do professor Dr. Edson Minatti) e de doutorado (sob orientação do professor Dr. Vanderlei Gageiro Machado, Leandro desenvolveu pesquisas na área de auto-associação de macromoléculas e surfactantes em solução e químiossensores.

Em seu mestrado Leandro extraiu a ß-Glucana Lentinan da parede celular do cogumelo Shiitake e o modificou hidrofóbicamente, introduzindo em sua cadeia grupos dodecanoato. A caracterização do Lentinan foi realizada através de técnicas de RMN13C, espectroscopia de fluorescência, DLS,  SLS e SAXS. Ainda, a interação do Lentinan e derivado, com sulfobetaínas foram estudados a fim de inferir a formação de complexos do tipo Lentinan/Surfactante e Lentinan modificado/Surfactante através da determinação da cac.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/1143303641427252

 


Samuel de Medeiros Modolon

Bacharelado (2007), Licenciado (2010), Mestre (2009) e Doutor (2013) em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC, atualmente Samuel é professor efetivo do Instituto Federal Catarinense no Campus Sombrio.

Membro do Polissol como aluno de mestrado e doutorado sob orientação do professor Dr. Edson Minatti, possui experiência na síntese de polímeros anfifílicos à base de oligossacarídeos; preparação e caracterização de materiais nanoestruturados à base de copolímeros e no estudo da morfologia e propriedades físico-químicas de macromoléculas em solução.

Durante o mestrado estudou a interação entre surfactantes e os biopolímeros caseína e etil( hidroxietil) celulose (EHEC). Usou técnicas de condutividade elétrica, tensão superficial e espectroscopia de fluorescência para a determinação dos parâmetros de associação (i) cac e (ii) psp.

Seu doutorado, realizado em regime cotutela com a Université Joseph Fourier em Grenoble/França sob orientação do Dr. Redouane Borsali, consistiu na síntese do primeiro cooligômero anfifílico em bloco linear constituído exclusivamente por unidades sacarídicas. Os estudos das suas propriedades físico-químicas na autoassociação foram realizados através das técnicas de espectroscopia de fluorescência, TEM e DLS.

CV lattes: http://lattes.cnpq.br/0726391803238150